domingo, 19 de abril de 2009

Estudantes visitam o lajedo de Soledade

Estudantes da escola Municipal José do Patrocino Barra da cidade de Felipe Guerra estiveram conhecendo o Lajedo de Soledade que fica a 20 km de distancia do nosso município. Todos ficaram encantados com as cavernas e as inscrições rupestres e fósseis da era Glacial que existem no Lajedo alem do museu que guarda fotos, peças antigas e ossos de animais da pré historia. A visita serviu para enriquecer o conhecimento dos estudantes sobre a cultura de nossa região. veja fotos



Sobre o Lajedo

Com 1 km2 de dimensão, o Lajedo de Soledade é uma formação de rocha calcária do período paleolítico, com idade geológica estimada em 90 milhões de anos.
O projeto Lajedo de Soledade foi criado em 1991 para impedir que esse patrimônio arqueológico fosse destruído pela extração de rocha calcária, usada para produção de cal. Três áreas foram cercadas, um museu com a história do sítio foi construído e jovens da região recebem um treinamento de guia turístico do sítio arqueológico.

As pinturas e gravuras rupestres vistas nas grutas, fendas e cavernas de Lajedo de Soledade, feitas por índios que habitaram a região, estão presentes em 53 painéis espalhados em três áreas demarcadas: Araras, Urubu e Olho d’Água.

Foram encontrados ainda, fósseis de animais pré-históricos, como ossos de mastodontes, preguiças e tatus gigante, e moluscos petrificados. Tudo isso pode ser visto no Museu do Lajedo, que vende também o artesanato produzindo no Centro de Atividades do Lajedo -peças de cerâmica, palha, pinturas com temas locais e artigos de papel reciclado.

O Lajedo de Soledade e o Museu Soledade ficam aberto de terça a domingo, das 7h às 17h. A visita custa R$ 2. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/84/ 333-1017. Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: