sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Guerra contra os Pintos

A truculenta oposição de Felipe Guerra contra a familia Pinto do Apodi

Felipe Guerra era figadal adversário político da família Pinto, do Apodi, cerrando fileiras na oposição ao lado do seu cunhado Tilon Gurgel (Felipe era casado com Maria Gurgel do Amaral, irmã de Tilon). Oposição truculenta que culminou com a transferência da comarca de Apodi (em 1931) para sede em Caraúbas-rn, rebaixando a cidade de Apodi à condição de termo da comarca de Caraúbas. Para consecução desse objetivo, Felipe guerra valeu-se da sua condição de desembargador do TJ/RN. Apodi só voltou à condição de comarca no ano de 1947,quando o cel. Lucas pinto elegeu (no mês de julho deste ano) deputado estadual (pelo Apodi) o telegrafista Cosme lemos,que residia em Apodi desde o ano de 1928, quando casou com Hilda Lopes de Oliveira, irmã de Antonio Lopes Filho. Em outubro de 1947 o Dep. Cosme Lemos entrou com um projeto-de-lei que retornava a cidade de Apodi como comarca. Daí a importância da cidade de Apodi eleger deputado estadual a um filho da terra e que resida na cidade. (sem conotação de xenofobia). por Marcos Pinto no  portaloestenews

2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Esta postagem não fala a verdade dos fatos. Felipe Guerra não era mais Desembargador quando a sede da Comarca deixou de ser em Apodi e passou a ser em Caraúbas.

As divergências entre as famílias Pinto e Gurgel, só a Gurgel é que tem pecados e erros, é isso que diz o texto.

Riardo Marques Neto disse...

Marcos Pinto é inimigo da família Gurgel, todo mundo sabe disso em Apodi e pelo fato de Felipe Guerra ter sido casado com Maria Gurgel, Felipe leva porrada de Marcos Pinto não é de hoje.

Marcos Pinto deve ser santo.