sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Felipe Guerra recebe mostra fotográfica

Um município abençoado pela natureza. Assim é Felipe Guerra, cidade que abriga a maior concentração de cavernas no Rio Grande do Norte. Rios, açudes, barragens e cachoeiras também compõem o belo cenário do município, que abrigará ainda a exposição fotográfica do Projeto Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião. De 15 a 23 de outubro, os habitantes poderão apreciar as belezas do sertão em forma de fotografia. A sede da mostra será a Secretaria de Turismo e Eventos.


Casario da Cidade Baixa (Centro histórico)Felipe Guerra RN Foto: JEAN LOPES

Idealizado pela Agência Cultural Sebrae/RN, o Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião leva cultura, desenvolvimento e novas oportunidades aos municípios que protagonizaram a história do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

A exposição retrata as paisagens, tradições populares, manifestações artísticas e cenas do cotidiano, numa exaltação às belezas naturais e culturais sertanejas. As imagens foram captadas pelas lentes de sete fotógrafos potiguares de renome nacional, cujas raízes estão ligadas à região. A missão de capturar a alma do sertão em fotografias ficou a cargo de Canindé Soares, Max Pereira, Jean Lopes, Henrique José, Cícero Oliveira, Pacífico Medeiros e Ricardo Junqueira.


Caverna do Urubu foto Jean Lopes

Belezas naturais e cultura rica

Felipe Guerra desmembrou-se de Apodi e tornou-se independente em 18 de setembro de 1963. O nome foi uma homenagem ao político e jurista Felipe Neri de Brito Guerra. Os 5.848 habitantes de Felipe Guerra podem desfrutar de muitas dádivas da natureza: a cidade tem aproximadamente 78 cavernas naturais, dentre elas a do Urubu, da Rainha, da Serra, do Olho D’água, do Rosário, da Passagem Funda, do Arapuá e do Boqueirão.


Barbeiro Francisco Caetano de Oliveira trabalha no Sítio São Lourenço Felipe Guerra RN Foto: JEAN LOPES

É a maior concentração de cavidades naturais do estado. Por isso, possui o Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas – CECAV, criado em 1997 com o intuito de propor, normatizar, fiscalizar
e controlar o uso do patrimônio espeleológico.


Castelo

Além disso, a cidade é detentora de açudes, rios, cachoeiras e balneários. O povo simpático e acolhedor do lugar mantêm até hoje sua rica cultura, composta por deliciosa gastronomia, festas e artesanatos. Tudo isso faz de Felipe Guerra uma parada obrigatória para turistas e empresários. http://sertaodoapodi.com.br/

Estas fotos do fotografo Jean Lopes e varias outras estão em exposição no COMDICA de Felipe Guerra, uma boa oportunidade para o Felipense conhecer um pouco mais deste belo trabalho.

Nenhum comentário: