terça-feira, 24 de novembro de 2009

Apesar de críticas, Lula defende visita de presidente iraniano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na segunda-feira que o mundo precisa engajar, e não isolar, o Irã. Ele defendeu o direito do país de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos, desde que tenha "claro respeito pelos acordos internacionais".

Lula fez os comentários durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a primeira de uma líder iraniano desde que o Xá Mohammad Reza Pahlavi visitou o país em 1965.

Dizendo que as duas nações estão renovando "elos centenários", Lula afirmou que visitará o Irã na próxima primavera como parte de um novo esforço do Brasil em tentar ajudar a levar paz à região.


Lula recebeu Ahmadinejad nesta segunda-feira em Brasília / AFP

Lula decidiu convidar Ahmadinejad apesar de uma série de protestos no Brasil contra o presidente iraniano e duras críticas sobre a visita de membros do Congresso americano e ex-diplomatas brasileiros.

Eles temiam que tal gesto legitimaria o governo iraniano em um momento no qual os Estados Unidos e as potências europeias tentam pressionar o país para que limite seu desenvolvimento de tecnologia nuclear para uso civil.

Ahmadinejad afirmou na segunda-feira que Brasil e Irã estão "buscando um mundo livre de armas de destruição em massa, especialmente armas nucleares"...Ultimosegundo. Vá entender essa alegria de Lula!

Nenhum comentário: