sábado, 26 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009, Felipe Guerra também é destaque

O ano de 2009 vai ficar na historia por vários acontecimentos que marcaram a vida de muitos povos no mundo, no Brasil e especialmente na cidade de Felipe Guerra que também foi destaque em muitos veículos de comunicação do país este ano. Mais antes de falar da grande noticia de nossa cidade vamos relembrar um pouco daquilo que aconteceu em 2009 que foram motivos de grande repercussão no Brasil e no mundo.


 Logo começo do ano a principal noticia do ano, Barack Obama toma posse na presidência norte-americana é o primeiro presidente negro daquele país. Um referendo na Venezuela aprova reeleição ilimitada para Hugo Chaves. Adriano, o Imperador, afirma que está na hora de “dar um tempo”.


Surto de gripe suína, causada pelo vírus H1N1, espalha-se pelo mundo a partir da América do Norte já foram confirmadas mais de 600 mortes devido à gripe H1N1 só no Brasil levando o país à liderança de casos fatais pela pandemia em todo o mundo. A Coréia do Norte continuou com seus “testes” nucleares. A General Motors apresenta pedido de concordata.



Michael Jackson morre aos 50 anos, em Los Angeles. Uma Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros. A OEA revoga a suspensão de Cuba de seu quadro de integrantes, em vigor desde 1962.



César Cielo conquista duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e bate recorde mundial do 50m livre. Usain Bolt estabelece novos recordes mundiais dos 100 m (9s58) e 200 m rasos (19s19) no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim. Rubens Barrichello conquista a 100ª vitória do Brasil na história do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Morre, aos 77 anos, o senador norte-americano Edward Kennedy. Rio de Janeiro é escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O premio Nobel da Paz foi atribuído a Barack Obama, presidente dos Estados Unidos.



Flamengo é campeão da série A depois de 17 anos com o retorno de Adriano e Pet. O Vasco é Campeão da série B e o  O Fluminense escapa de ser rebaixado depois de ter sido apontado com 99% de chances de cair. Morre Lombardi do SBT. Morre Padre Américo em Mossoró, O primeiro ministro da Itália Berlusconi é atacado em público e vai para o hospital com nariz quebrado.



 Felipe Massa sofre acidente na F1. Enchentes no nordeste e em outras regiões do país causam mortes. Crise no senado “movimento” pede a saída de Sarney. Traficantes derrubam helicóptero no RJ. O papa Bento XVI é atacado por uma mulher no Vaticano. No sertão do Ceará, para incentivar a geração de renda, foi anunciada a implantação da "Bolsa Bode": programa onde serão distribuídas cabras e ovelhas a beneficiados pelo Bolsa Família.



E finalmente a noticia mais importante do ano para Felipe Guerra foi sem duvida nenhuma a descoberta da gruta de Trapiá com 2.302 metros de projeção horizontal e 2.330 metros de desenvolvimento linear, é hoje a maior gruta do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Brasil. para se ter uma ideia, o seu tamanho corresponde a mais de três vezes o da segunda maior caverna do estado, que tem 730 metros, e ultrapassa o de uma das maiores grutas do Nordeste, a Ubajara, que fica no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, e tem, segundo o Cecav, 2.200 metros.

O professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e um dos espeleólogos pioneiros das cavernas do Rio Grande do Norte, disse que a gruta do trapiá é a maior caverna do Brasil em rochas do Cretáceo (período geológico que vai de 144 a 65 milhões de anos atrás).

Com essa grande descoberta em nossa municipio esperamos agora um interesse por parte de “todos” para que num futuro próximo a nossa cidade faça parte do roteiro turístico do estado e quem sabe do Brasil.

 Veja alguns links sobre que noticiaram a descoberta da gruta do trapiá este ano em Felipe Guerra.

Nenhum comentário: