sábado, 22 de maio de 2010

Mulheres seguem dando as cartas na política do RN

Noticia publicada no diario de pernanbuco
Diferentemente de Pernambuco e de outros estados, o Rio Grande do Norte não dá espaço para as discussões de gênero, pelo menos no que diz respeito à política. Lá, há tempos mulheres dão as ordens na política. A Prefeitura de Natal é comandada por Micarla de Sousa (do PV) e o estado passou sete anos e três meses governador por Wilma de Faria (do PSB) – hoje pré-candidata ao Senado.

Agora, a senadora Rosalba Ciarlini lidera, com ampla vantagem, as pesquisas para o Executivo estadual. O mais curioso é que Rosalba é do DEM, partido que a cada dia vê seu antigo poderio eleitoral minguar.

Outra singularidade do Rio Grande do Norte: o presidente Lula, poderoso em outros estados do Nordeste, não tem sido muito prestigiado por aquelas bandas. Em 2008, Micarla derrotou a candidata petista Fátima Bezerra (mais uma mulher), que além do presidente era apoiada pela então governadora.

Na atual pré-campanha, a candidata democrata ao governo já soma mais do dobro das intenções de votos dos postulantes do PSB e do PDT, legendas da base do governo Lula.

Nenhum comentário: