segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rosalba Ciarlini cai e Iberê Ferreira sobe na preferência do eleitorado

Terceira rodada da pesquisa Vox Populi/ Band/Diário de Natal mostra possibilidade de segundo turno

A terceira rodada da pesquisa Vox Populi/Band/Diário de Natal, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, num comparativo com as sondagens anteriores, mostra que a candidata do DEM, senadora Rosalba Ciarlini, apresenta uma curva descendente embora se mantenha na dianteira em intenções de votos. De julho, até agora, a democrata teve uma queda de sete pontos percentuais, passando de 53% para 46%. Por outro lado, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) possui uma curva com crescimento de 11 pontos percentuais, passando de 18% para 29%.

No que diz respeito à possibilidade de definição da eleição para governador no primeiro turno, a Vox Populi aponta um cenário indefinido. Excluindo-se os votos brancos, nulos e os indecisos - assim como faz o Tribunal Superior Eleitoral para contabilizar o resultado das urnas, a senadora Rosalba Ciarlini apresenta um percentual de 51,6%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,7% para mais ou para menos, Rosalba varia de 47,9% a 55,3%. Para vencer no 1º turno,o candidato precisa ter mais que 50% dos votos válidos.

Garibaldi e Agripino seguem na dianteira na corrida pelo Senado

A corrida pelas duas cadeiras do Senado, no Rio Grande do Norte, praticamente não sofreu alteração desde o início da campanha. Ao menos é o que mostram as três rodadas da pesquisa Vox Populi feitas no Estado em julho, agosto e agora em setembro. Nesse período, os três principais candidatos a senador oscilaram dentro da margem de erro, que é de 3,7 pontos percentuais. Na mais recente pesquisa, na soma dos primeiro e segundo votos, na questão estimulada, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) se mantém na dianteira com 59%, seguido pelo senador José Agripino Maia (DEM) que aparece com 57%. Já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) foi citada por 36% dos eleitores entrevistados.

Dilma tem 3 vezes as intenções de Serra

Na disputa pela Presidência da República, a candidata do PT Dilma Rousseff ampliou, nos últimos meses, a sua margem de intenções de voto no Rio Grande do Norte, enquanto o José Serra (PSDB) caiu. A petista foi citada por quase três vezes o número de entrevistados que aponta preferência pelo tucano. Desde julho, quando foi feita a primeira rodada da Vox Populi/Band/Diário de Natal, Dilma cresceu nove pontos percentuais, passando de 52% para 61%. Já Serra, caiu os mesmos nove pontos, passando de 31% para 22%. DNonline

Nenhum comentário: