terça-feira, 12 de outubro de 2010

Maconha, o dom de iludir

Semanas atrás, a Folha noticiou a proposta de criar-se uma agência especial para pesquisar os supostos efeitos medicinais da maconha, patrocinada pela Secretaria Nacional Antidrogas do governo federal.

Esse debate nos dias atuais, tal qual ocorreu com o tabaco na década de 60, ilude sobretudo os adolescentes e aqueles que não seguem as evidências científicas sobre danos causados pela maconha no indivíduo e na sociedade.

Na revisão científica feita por Robim Room e colaboradores ("Cannabis Policy", Oxford University, 2010), fica claro que a maconha produz dependência, bronquite crônica, insuficiência respiratória, aumento do risco de doenças cardiovasculares, câncer no sistema respiratório, diminuição da memória, ansiedade e depressão, episódios psicóticos e, por fim, um comprometimento do rendimento acadêmico ou profissional.

Apesar disso, o senso comum é o de que a maconha é "droga leve, natural, que não faz mal".

Pesquisas de opinião no Brasil mostram que a maioria não quer legalizar a droga, mas grupos defensores da legalização fazem do eventual e ainda sem comprovação uso terapêutico de alguns dos componentes da maconha prova de que ela é uma droga segura e abusam de um discurso popular, mas ambivalente e perigoso... continue lendo na folha.

Publicado originalmente na seção "Tendências/Debates", na Folha, em 22 de julho de 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara você é bem desinformado viu!
Cannabis melhora sintomas causados por HIV, Esclerose multipla, Cancer, Doenças CARDIOVASCULARES entre outros. Ao invéz de ler apenas noticias de um lado lado da moeda lê sobre os benefícios, cannabis está com o homem a mais de 5mil anos, é a promeira planta a ser citada como remédio na história da humanidade, a constituição dos estados unidos é escrita em canhamo(papel feito da cannabis). Ela só foi probida por motivos comerçiais(claro que quem é contra não sabe disso) toda a rede ciêntifica não vê motivo lógico para poribição.
Sério, procura ler um pouco antes de fazer uma besteira dessas!
Obrigado!

Anônimo disse...

provavelmente meu comemtário não será aprovado pq vai de encontro a suas ideias dominativas e pouco baseadas em fatos!
isso chama-se ignorância