quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conselho recebe capacitação

Terminou hoje a Capacitação para Conselheiros da Assistência Social e Programa Bolsa Família do Município de Felipe Guerra-RN.

 A Solar Consultoria do Estado Maranhão Através do MDS realizou Capacitação para todos os Conselheiros Municipais  da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte; a capacitação prima pelo fortalecimento do Controle Social dos Serviços Socioassistenciais desenvolvidos nos municípios.

O curso teve duração de três dias 08,09 e 10 de fevereiro/2011. A representatividade do Conselho Municipal de Assistência Social em Felipe Guerra  foi indicada pelos próprios conselheiros que designou (por aclamação) para participar da capacitação o Presidente, Secretária Executiva do Conselho e Gestora Municipal de Assistência Social.

Esses são alguns dos objetivos da capacitação:
Possibilitar a adequação dos CMAS e Programa Bolsa Família aos princípios e parâmetros da Política de Proteção Social não contributiva;Estimular a reflexão crítica e sistemática sobre o papel dos agente de controle social como elementos catalisadores de participação da comunidade no processo de implementação do Sistema Único da Assistência Social-SUAS e do Programa Bolsa Família nos municípios.

2 comentários:

Hermético Felipense disse...

Por que uma consultoria para capacitação dos Conselheiros Municipais da Assistência Social?
1 - Chamar atenção e dizer que está sendo feito algo
2 - Pegar alguma graninha ilícita com o contrato com a Solar Consultoria do Estado Maranhão?
3 - A prefeitura está realmente focada na parte social da cidade

E por que todos esses cargos de conselheiros? Não se justifica 50% desse pessoal todo.

Anônimo disse...

Informe importante ao Ilustre Hermético Felipense...
A Solar Consultoria do Estado do Maranhão foi contrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS com o acompanhamento da Controladoria Geral da Únião-CGU, não pela esfera municipal.
1- A intenção é essa mesmo chamar a atenção para a importância do papel do Conselho frente os serviços socioassistenciais do município e AINDA, despertar o interesse de atuação dos próprios conselheiros;
2- Se o acordo de contratação da Empresa Solar Consultoria partiu do MDS e CGU acreditamos que estes não compactuam com esquemas de "graninha ilícita;
3- Quanto o comprometimento do Poder Público Municipal com a Assistência Social no município é certo afirmar que tem sido a Prefeitura nossa única parceira o que tem possibilitado a efetivação dos serviços assistenciais no município, também é certo que ainda há muito a ser feito nessa área uma vez que a própria população desconhece como está posta a nova conjuntura da Assistência Social no País. A prova disso é o comentário equivocado acima postado.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES QUANDO A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO E CONTROLE SOCIAL POR GENTILEZA PROCURAR:Secretaria Municipal de Assistência Social e/ ou Centro de Referência da Assistência Social; ambas Instituições estão localizadas á Rua João Batista Gurgel- Cidade Alta desse município de Felipe Guerra RN.