terça-feira, 6 de novembro de 2012

Câmara aprova lei para mudar divisão dos royalties do petróleo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma lei para mudar a divisão dos royalties do petróleo, ao reduzir os lucros atribuídos aos estados e municípios produtores para distribui-los para o resto do país.

O projeto já tinha sido aprovado pelo Senado e agora foi aceito pela Câmara pela grande maioria dos deputados: 286 votos a favor e 124 contra.

A nova divisão procura um maior equilíbrio dos royalties entre todas as regiões do país, sem levar em conta se em seu território se produz petróleo ou não.

O projeto afeta principalmente os estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde ficam 80% das reservas de petróleo do país e que até agora recebiam a grande maioria dos lucros do setor, que eram divididos de forma proporcional.

Os estados e municípios produtores poderiam perder cerca de US$ 4 bilhões anuais a partir de 2013, o que afetaria principalmente o Rio de Janeiro, segundo cálculos da imprensa.

A Câmara dos Deputados rejeitou uma emenda impulsionada pelo governo que pretendia destinar parte dos lucros a um fundo para financiar a educação...uol

Nenhum comentário: