sábado, 11 de maio de 2013

Entidades estaduais e CNM reforçam convite de mobilização pelo Nordeste

Nos dias 13 e 14 de maio, os líderes municipalistas dos nove Estados do Nordeste querem mostrar à população desta região, e do restante do País, a dificuldade no enfrentamento da seca. Para isso, as prefeituras são orientadas a se mobilizarem na segunda-feira, dia 13. No dia seguinte, os presidentes das entidades estaduais vão entregar uma carta de reivindicações ao governo federal. 
Carta de Alagoas
Carta de Alagoas, elaborada para explicar os motivos que levaram os prefeitos a se mobilizarem, os gestores lamentam “a não inclusão dos Municípios como agentes executores e demonstram sua insatisfação diante da falta de respostas do governo federal a reivindicações já feitas e que, se implementadas, poderiam ter mudando a triste e cruel realidade por que passam quase 10 milhões de pessoas de forma direta”.O documento foi redigido e assinado durante encontro prévio na sede da AMA, em Maceió, no dia 30 de abril. Por isso o nome Carta de Alagoas. Nela, os presidentes também destacaram os lamentáveis números da seca: só neste ano, 1,4 mil Municípios decretaram Situação de Emergência, isso representa 22% do total.

Todos Pelo Nordeste
Por enquanto nenhuma ação realizada pelos governantes para amenizar os problemas causados pela estiagem, que é secular no nordeste, teve o efeito esperado. 

O que nós queremos são soluções permanentes de convivência com a seca. 

O nordeste é uma terra fértil, onde tudo que se plantar dá. Exemplo disso é a grande plantação de melão do Rio Grande do Norte, cultivado o ano todo.

Por isso, todo grito, toda idéia em prol de uma solução permanente para melhorar a convivência do nordestino com a seca será de grande importância no encontro promovido pela CNM dia 13 de maio. "Compartilhe você tambem".

Nenhum comentário: