terça-feira, 22 de outubro de 2013

23 anos depois, Chagas Neto diz que grupos uniram forças para acabar com Olavo Pires

Político nato, empresário do setor da construção civil e atual presidente do Sinduscon-RO (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia), o empresário e ex-deputado federal Chagas Neto, nestes 25 anos da Constituição Federal de 1988, da qual é signatário, afirma com convicção que o senador Olavo Pires, assassinado a tiros de metralhadoras em frente a própria empresa, em 16 de outubro de 1990, não foi vítima do tráfico de drogas “Ele (Olavo) fez muitos inimigos. Eram grupos de vários segmentos - não devo nominar, porque nunca restou comprovado e não tenho certeza - mas ele criou isso e esses grupos se uniram para derrotá-lo em vida. Não posso provar nada, mas acabaram com ele em vida para depois matá-lo”, afirma, numa clara alusão à campanha realizada pelos adversários políticos que impingiam ao senador o rótulo de narcotraficante. O assunto foi levantado pelo jornalista Carlos Araújo Entrevista da Semana, sua coluna publicada semanalmente com exclusividade pelo www.tudorondonia.com.br por ocasião da passagem do dia 16 de outubro, quando completaram 23 anos do assassinato do então senador e virtual governador de Rondônia.

A partir da esquerda em pé, o deputado federal José Viana, o senador Ronaldo Aragão e os deputados Francisco Sales e Canuto. Chagas Neto no momento em que assina a Constituição de 1988.

Francisco Sales Duarte Azevedo SalesChama atenção na reportagem acima, especialmente na foto,  a presença do ex-deputado federal pelo estado de Rondônia, Francisco Sales Duarte Azevedo. Sales, que apesar de ser natural do município de Grossos RN, viveu boa parte de sua infância e adolescência aqui no município de Felipe Guerra, cidade baixa. Filho de Seu Brasil, comerciante, proprietário da primeira farmácia de Felipe Guerra e dona Julia. Técnico agrícola, inicialmente, ele viajou só em busca de trabalho. Anos depois, já estabilizado financeiramente, levou toda família para morar com ele na cidade de Ariquemes-RO.
Veja um pouco da Historia
Filho de Brás Azevedo de Souza e Júlia Duarte Azevedo. Formado em técnicas agrícolas em 1972 na Escola Agrícola de Jundiaí em MacaíbaRio Grande do Norte,3 passou a residir em Rondônia no ano seguinte onde trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Filiado à ARENA foi nomeado administrador distrital de Ouro Preto do Oeste (1977-1979) pelo governador Humberto Guedes antes que a mesma fosse emancipada. No governo Jorge Teixeira foi nomeado prefeito de Ariquemes em 1979, cargo que exerceu até 1980 quando filiou-se ao PDS. 
Casa onde morou Sales Azevedo - Foto de 21/10/2013
Eleito deputado federal por Rondônia em 1982,4 ausentou-se na votação da Emenda Dante de Oliveira em 1984 e votou em Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 1985, porém isso não o impediu de ser reeleito pelo PMDB em 19864 e participar da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Carta de 1988. Em 1990 perdeu a reeleição pelo PRN e em 1992 foi derrotado ao tentar a prefeitura de Ariquemes pelo PFL.4 Retornou à política ao ser eleito deputado estadual pelo PSC em 1994 e prefeito de Ariquemes pelo PTB em 1996. Wikipédia
A esquerda Sr. Brasil e Dona Julia pais de Sales

Nenhum comentário: