domingo, 9 de março de 2014

A partir de amanhã, meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas contra o HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero

A partir desta segunda-feira, 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. 

A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.
O Ministério da Saúde, no entanto, está incentivando as secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas.

A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Para o primeiro ano de vacinação, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. 

Sobre o HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Nenhum comentário: