sexta-feira, 20 de maio de 2016

Henrique Meirelles quer idade mínima de 65 anos para aposentadoria do INSS

Os brasileiros devem se preparar para ficar muito mais tempo no mercado de trabalho antes de pedir a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na mesma linha do presidente em exercício Michel Temer, deixou claro, na noite de quarta-feira, que pretende defender uma idade mínima para pedir o benefício, tanto para homens quanto para mulheres, aos 65 anos. Foi a primeira vez que ele foi claro sobre o limite etário a ser sugerido, ao defender mais uma vez a reforma da Previdência. Hoje, os brasileiros se aposentam, em média, aos 57 anos, contra 64 dos europeus.

Meirelles voltou a dizer que o sistema previdenciário brasileiro não é sustentável. De acordo com ele, há o risco de pessoas que estão hoje no mercado chegarem ao período de aposentadoria, e o sistema não ter como pagá-las. Por isso, a necessidade de mudar as regras de concessão dos benefícios é urgente. Em entrevista ao SBT, Meirelles foi categórico outra vez:

“O mais importante é assegurar o benefício no futuro dos brasileiros. Não haverá como cumprir os compromissos, porque não poderão ser financiados. Despesa pública é sempre paga pela população. E o sistema previdenciário também”, disse ele, acrescentando: “Temos que criar uma Previdência que garanta a aposentadoria para todos os que têm direito”... Extra

Nenhum comentário: