domingo, 18 de outubro de 2009

Aviões do Forró vira fenômeno ao distribuir CDs de graça

"Não podemos esperar que a venda de discos alavanque uma banda. A estratégia hoje é em cima de divulgação em massa, distribuindo CDs." A frase é de Savyo Maia, produtor da banda Aviões do Forró, e resume a tática que transformou o grupo em um dos nomes mais populares da música brasileira. Outra característica do Aviões do Forró: é propriedade de um grupo de empresários.

A A3 Entretenimento, com sede em Fortaleza, é dona de duas emissoras de rádio, seis casas de shows e, além do Aviões, controla os grupos Forró do Muído, Solteirões do Forró, Forró dos Plays e Forró Real. Os músicos desses grupos assinam um contrato de trabalho com a empresa: possuem carteira de trabalho, recebem salário mensal, férias, 13º salário... "Funciona de acordo com a legislação trabalhista.

Xandy Avião e Solange Almeida durante uma apresentação ao vivo do Aviões do Forró/foto divulg.

Todo mês, a A3 fabrica 50 mil CDs do Aviões do Forró. Esses discos são entregues gratuitamente aos fãs nos shows ou nas ruas --a banda tem dois divulgadores que percorrem diariamente as ruas de Fortaleza e de outras cidades com centenas de CDs no porta-malas.

O investimento nos CDs (o grupo tem sete discos, além de um DVD) é revertido com a receita obtida com a venda de ingressos nos cerca de 20 shows que a banda faz, em média, por mês (em junho, época das festas juninas, não é incomum estrelarem 40 apresentações).

Casal de vocalistas

"O Aviões toca forró e ponto. Podem chamar de forró eletrônico, forró moderno ou o que for, sei que devemos tudo isso ao rei Gonzagão, a Jackson e seu pandeiro e a todos os que trabalharam para chegarmos até aqui", diz o vocalista Xandy, que antes de virar Xandy Avião cantava em pequenos bares do Ceará e Rio Grande do Norte (ele é de Apodi, no RN).

Originalidade

No universo do forró, você sabe que uma música está fazendo sucesso quando ela é tocada por diversas bandas. Foi o que aconteceu com "Você Não Vale Nada Mas Eu Gosto de Você", tema da personagem de Dira Paes na novela "Caminho das Índias". Composta por Dorgival Dantas, a música é tocada por infinitos grupos --mas muitos pensam que é original do Aviões do Forró. materia completa: folha online

Um comentário:

Unknown disse...

como diz o dito popular de graça até injeção na testa.