quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Gruta da catedral" uma beleza rara

Estivemos neste ultimo final de semana visitando uma de nossas cavernas, especialmente a “gruta da catedral” localizada no sitio Rosário neste município distante 20 minutos da cidade, um lugar belo e encantador que faz jus ao nome porque realmente parece muito com o salão de uma catedral. Lá pudemos admirar a beleza estonteante formada ao longo de centenas de anos pela a ação da natureza.

"Entrada para "gruta Catedral"

Diante de tanta beleza não resisti e fiz algumas fotos do interior da gruta com equipamento amador por isso não ficaram com a qualidade desejada, mais pelo menos podemos apreciar um pouco do espetáculo natural através das imagens. Veja:

Confesso que fiquei impressionado com tamanha beleza, não é possível que exista algo tão belo como este em nossa cidade. Dizem que sim, a “caverna da Rainha” que ainda não conheço.

Elas estão tão perto e ao mesmo tempo tão distantes do nosso povo.

É provável que 95% da população de Felipe Guerra ainda não viram de perto nossas cavernas.

Acesso precário difilculta a visitação.

Devemos abrir as portas, primeiro para os que já estão aqui, os nativos. Como assim? Seria interessante mostrar as cavernas primeiro ao povo local. Por quê Conhecendo bem as cavernas e sabendo da grande importância que são para o município, o passo seguinte seria orientar, educar e capacitar parte desse povo para que num futuro bem próximo estejamos preparados para receber nossos turistas com propriedade de quem conhece o assunto.

Algumas publicações sobre nossas cavernas, veja:

Terrasubespeleo

Eleutherius

Redespeleo

sbe
Correio da Tarde

Decreto de Lula pode prejudicar cavernas

O decreto 6.640, editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de novembro de 2008, deixou preocupados ambientalistas, biólogos, geólogos, hidrólogos e paleontólogos. O decreto diz que empresários poderão destruir cavernas ou qualquer área do gênero para fins econômicos. Para tanto, terá de investir na preservação de áreas idênticas na mesma região.

O decreto, que ainda precisa ser normatizado pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vai afetar diretamente áreas de cavernas existentes nos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Mossoró e Baraúnas. Nesta região existem 225 cavernas catalogadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão desmembrado recentemente do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). (...)

Nenhum comentário: