quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Policia intensifica fiscalização para quem não estiver usando capacete

A policia militar fecha o cêrco para quem não estiver usando capacetes na cidade de Felipe Guerra. Muitos motoqueiros estão sendo apanhados de surpresa no centro da cidade embora a policia já tivesse informado que iria acontecer fiscalização. A intenção da policia é seguir a lei de 23 de setembro de 1997 atualizada em 2008 e agora está sendo executada em toda região da chapada do Apodi.

Veja fotos da ação policial na cidade


Novas regras de uso de capacetes por motociclistas
"Segundo a nova resolução resolução 203, tanto o condutor quanto o passageiro devem usar capacetes, obrigatoriamente, para poder circular em vias públicas em motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado. O capacete deve estar devidamente fixado na cabeça e com viseira abaixada.
A viseira, para circulação noturna, deve ser no padrão cristal, ou seja, transparente. Caso o capacete não tenha viseira, deve-se usar óculos de proteção que permitam aos usuários a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol, porém, estes tipos de óculos não podem ser substituídos por óculos de grau ou de sol.
Fica proibido colocar qualquer película na viseira do capacete e/ou nos óculos de proteção. O capacete tem que conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Além disso, o capacete deve conter nas laterais e parte traseira um dispositivo refletivo de segurança, com uma superfície de no mínimo 18 centímetros quadrados, e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás, direita e esquerda".

Nenhum comentário: