quinta-feira, 11 de março de 2010

Chuvas irregulares

O prognóstico climático para o período março-maio de 2010 no Norte do Nordeste indica que o período chuvoso de março a maio no Semiárido nordestino deverá se configurar com chuvas irregulares, espacial e temporal, com totais abaixo da média histórica. Em termos probabilísticos, tem-se a seguinte distribuição: abaixo da média histórica - 45%; em torno da média histórica - 35%; categoria acima da média histórica - 20%.

Corte de terras antecipado

Com a efetivação do programa de corte de terra dos pequenos produtores rurais do município no mês de fevereiro na esperança de colher mais cedo o milho e o feijão plantado, ficou comprovado que houve precipitação no serviço, evidentemente que ninguém poderia prevê que no mês de fevereiro não iria chover e foi o que aconteceu praticamente não choveu.

Frustração

Nós já estamos no dia 11 de março e nada de chuva o que deixa o agricultor beneficiado com o corte de terra frustrado já que existe uma expectativa de que o inverno melhore agora no mês de março e é bem provável que seja necessário outro trabalho de preparação das terras, ou seja, corte e desmatamento causando prejuízos tanto para o agricultor que pode atrasar o plantio como também para a prefeitura que terá que fazer tudo de novo.

o José é a esperança

Para saber se o inverno será bom o sertanejo se baseia pelo dia 19 de março dia de São José se chover em torno desse dia, o homem do campo acredita que terá uma boa safra. Que venha esse dia com boas chuvas.

Nenhum comentário: