quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Audiência pública

O centro nacional de pesquisas e conservação de cavernas (CECAV), vinculado ao instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBIO) desenvolve pesquisas relacionadas as cavernas de Felipe Guerra e arredores desde 2001, sendo constatado que a região apresenta um rico patrimônio natural com enorme potencial para ecoturismo e pesquisa cientifica. No entanto esse potencial restringe a realização de diversas outras atividades econômicas.

Assim, nos moldes da atual legislação ambiental, a utilização ecomomica de recursos naturais na região será  prejudicada se não forem viabilizadas alternativas sustentáveis a atual exploração dos recursos(mineração, agropecuaria e exploração de recursos florestais). Uma das alternativas seria a viabilização da criação de uma unidade de conservação na area, com foco na conservação do patrimonio espeleologico e seu uso indireto, fomentando a realização de pesquisas cientificas e atividades turisticas e pedagógicas. Dessa forma, o uso sustentavel do rico patrimonio natrural da região seria incentivado.

Convite
De acordo com a situação exposta, a Câmara municipal de Felipe Guerra convida a população em geral para uma audiência pública que será realizada no próximo dia 07/12 quarta feira, as 9:00hs no auditório do COMDICA. Rua Francisco Diógenes s/n, com o objetivo de discutir a apresentação de uma proposta de criação de uma unidade de conservação para a proteção e uso sustentável do patrimônio espeleológico da região.

Nenhum comentário: