quinta-feira, 2 de maio de 2013

Curiosidade sobre o Sr. Tilon Gurgel

Um fato curioso que muita gente desconhece em Felipe Guerra, contado pelo advogado Marcos Pinto, historiador apodiense, é com relação a morte do apodiense Francisco Ferreira Pinto. 

Em seu relato ele afirma categoricamente que o Sr. Tilon Gurgel, fundador do municipio de Pedra d'abelhas antigo nome de Felipe Guerra, juntamente com Luiz Leite, mandou assassinar o politico Apodiense, ocorrido em dia 02 de maio de 1934.

Segundo Marcos Pinto, o motivo do assassinato era uma profunda inveja que eles demonstravam em relação ao carismático líder apodiense.
Tilon Gurgel do Amaral 1881/1968
Veja a materia no blog tudo de apodi que por sua copiou do Portal Oeste News

Por Marcos Pinto - Historiador apodiense
Francisco Ferreira Pinto foi covardemente assassinado pelo bandido Roldão Frutuoso de Oliveira, vulgo Roldão Maia, natural do Itaú-RN, contratado para a nefanda empreitada pelos truculentos Luiz Leite e Tilon Gurgel. A profunda inveja que estes demonstravam em relação ao carismático líder político apodiense, levou-os a pagarem a mão mercenária. 

Como o partido popular teve vitória em Apodi na eleição de 1933, Chico Pinto fora sondado pelos líderes José augusto e Juvenal Lamartine sobre a possibilidade de ele ser eleito governador, no caso do partido popular eleger a maior bancada na assembleia legislativa, no pleito de 1934. Como o partido popular  elegeu 14 deputados estaduais e a aliança liberal só elegeu 11 deputados, coube a maior bancada eleger o governador para evitar a eleição certa de Chico Pinto ao governo.

 Luiz  Leite e Tilon Gurgel resolveram mandar assassiná-lo, o  que aconteceu à 21:30 hs do dia 02 de maio de 1934. Esse lamentável fato levou os líderes estaduais José Augusto e Juvenal Lamartine à convocarem, de imediato, o então deputado federal Rafael Fernandes, que se encontrava no RJ, para ser eleito pela assembleia via deputados do partido popular, governador do RN. Apodi perdia assim, pela inveja de Luiz Leite e Tilon Gurgel, a oportunidade de ver um filho da terra assumir o governo do estado.

Nenhum comentário: