quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crônica de um rompimento anunciado

As exonerações do professor Luiz Eduardo Carneiro Costa (Sethas), Getúlio Batista (Fundac), João Felipe de Medeiros (Cehab) e Fernando Dinoá (Potigás), técnicos ligados ao ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) e ao deputado Walter Alves, selam de vez o rompimento dos peemedebistas com a gestão da atual governadora.

rosalba_crise_370O PMDB deverá formalizar o rompimento político com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em reunião do partido na próxima sexta-feira (30). Mas o encontro partidário é desnecessário. O PMDB já rompeu com Rosalba.
Luiz Eduardo entregou o cargo ontem (26) à noite durante uma longa conversa com Rosalba Ciarlini. Ele afirmou que deixa a pasta por uma questão política, afinal, o PMDB ensaia deixar o governo há bastante tempo.
A entrega do cargo foi combinada com o ministro Garibaldi Filho no final de semana. Luiz Eduardo e Garibaldi são amigos há mais de 50 anos e o ministro foi o responsável pela indicação do professor como titular da Sethas.
Além das exonerações anunciadas ontem, espera-se a saída do secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, outra indicação do PMDB para o primeiro escalão de Rosalba.
O ministro Garibaldi Filho defende o afastamento do governo desde o início do ano quando as divergências com o casal Carlos Augusto e Rosalba Ciarlini se tornaram públicas. Coube ao deputado Henrique Eduardo Alves a decisão de adiar o desfecho. Agora, Henrique foi atropelado pelos fatos. O PMDB planeja candidatura própria à sucessão estadual.
Além do PMDB, outro partido pode abandonar Rosalba Ciarlini. É o Partido da República, de João Maia. Meses atrás, o deputado me disse que está afinado com o projeto do PMDB. Aonde o PMDB vai, o PR vai atrás. 
O PR indicou Renato Fernandes para o Turismo. É bom o secretário começar a arrumar as gavetas...nominuto

Nenhum comentário: