quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Hoje feriado municipal em homenagem ao ex prefeito Francisco Chagas da Silva

Hoje, 29 de agosto, completam 29 anos da morte do Ex prefeito de Felipe Guerra, por 02 mandatos, Francisco Chagas da Silva, Titico de Adelino. E a câmara municipal de vereadores decretou este dia, feriado municipal em sua homenagem.
Francisco Chagas da Silva
Quem foi Francisco Chagas da Silva?

Francisco Chagas da Silva, mais conhecido por "Titico de Adelino" Nasceu em 17 de abril de 1928 no povoado de Mato Verde, município de Felipe Guerra RN. Filho do agricultor Adelino Vitor de Oliveira e da dona de casa Maria Auxiliadora da Silva. Era de família humilde e pobre. Casou-se com Maria do Carmo Costa e Silva e dessa união nasceram 7 filhos: Francisco de Assis Costa, Maria do Socorro Costa, Hulgo Costa da Silva, Jose Ailton Costa, Regina Coeli Costa e Silva, Rejane Costa da Silva e Vera Lucia Costa da Silva.  Marido atencioso e que valorizava muito o casamento e a  família, era um pai dedicado, sempre preocupado com a educação e conduta dos seus filhos e filhas. 

Ingressou na vida pública por intermédio do Sr. José Firmino que militava na política como vereador da cidade de Apodi, da qual Felipe Guerra era distrito e ele o representava. Vereador na primeira eleição ocorrida em Felipe Guerra em 24 de janeiro de 1965. Vereador novamente em 1969, como presidente da Câmara, nesse pleito as eleições foram apenas para vereadores.
Em 1º de agosto de 1969 assume a Presidência da Câmara de Felipe Guerra, em virtude da renuncia do então Prefeito Dr.Eilson Gurgel. Pois o Presidente da Câmara e Vice passa a assumir o cargo de Prefeito Municipal.

Disputou o pleito de 30 de novembro de 1969 como candidato único pela ARENA obtendo 699 votos dos 784 votantes, Prefeito e vice são empossados no dia 31 de janeiro de l970 para um mandato de 3 anos (Chamado de mandato tampão).

Exemplo de homem público, pela honestidade e pelo respeito por todos, chegou ao privilégio de neste pleito não ter nenhum candidato adversário. Fez um governo transparente e de aceitação pela maioria dos felipenses, tanto é que conseguiu fazer o sucessor da eleição de 1972 o Sr Raimundo Pascoal, voltando a ser eleito em 1976 apoiado por Raimundo Pascoal seu correligionário que deixa o cargo de Prefeito para sair vice, governaram Felipe Guerra durante 6 anos.
Homem de intensa atividade no exercício do Cargo de Prefeito, era honesto e prestativo e que não reparava para quem estava fazendo, fosse correligionário, fosse adversário político que lhe procurasse, estava sempre pronto para ajudar.

Foi um exemplo de homem público para a cidade de Felipe Guerra. Exemplo de homem dedicado a sua terra e sua gente, que sempre estava preocupado com os destinos de seu município e que buscava sempre fazer o que podia de melhor para desenvolver a sua terra e ver a sua gente assistida naquilo que mais necessitavam.
Ele hoje é um vulto histórico do município de Felipe Guerra, lembrado por todos na cidade, não apenas pelo homem público que foi, mais também pelo seu caráter e pela pessoa humana que foi, sempre amigo de todos. 

Infelizmente no dia 29 de agosto de 1984 aconteceu o inesperado, faleceu aos 55 anos de idade de Coma hepático- cirrose hepática- alcoolismo crônico conforme certidão de óbto expedida em 03 de outubro de 1984. Toda Felipe Guerra chorou sua partida. Seu sepultamento se deu no dia 30 de agosto de 1984 onde compareceram todas as autoridades da cidade e região. 
Em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Felipe Guerra, dada a sua importância como homem público, querido por todos os felipenses, a Câmara Municipal, decretou Feriado Municipal, no dia 29 de Agosto, data em que comemora aniversário de falecimento do Sr. Francisco Chagas da Silva.

Nenhum comentário: