quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela

Preso durante 27 anos por sua oposição ao apartheid, Mandela comandou a transição democrática na África do Sul e foi eleito o 1º presidente negro do país

Nelson Mandela governou a África do Sul entre 1994 e 1999
Nelson Mandela governou a África do Sul entre 1994 e 1999 (Shaun Curry/AFP)

Nelson Mandela, símbolo da luta contra o preconceito e líder que guiou a África do Sul de uma ditadura segregacionista para uma democracia multirracial, morreu nesta quinta-feira aos 95 anos. Figura inspiradora por sua incansável resistência ao regime racista do apartheid, Mandela construiu um dos mais belos capítulos da história do século XX ao se tornar o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul, depois de passar 27 anos preso por sua oposição à ditadura.

A saúde de Mandela vinha se deteriorando rapidamente nos últimos dois anos, principalmente por causa de uma recorrente infecção pulmonar – resquício de uma tuberculose contraída na prisão. O ex-presidente esteve internado em um hospital de Pretória por quase três meses, entre junho e setembro, respirando com a ajuda de aparelhos. A matéria é da revista veja.  Continue lendo.

Nenhum comentário: