segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sem agência bancária, cidade do Piauí cria banco local e moeda própria

Comerciante destaca preferencia pelo local ao invés do real
Comerciante destaca preferência pelo cocal ao invés do real (Foto: Catarina Costa/G1)
(Foto: Catarina Costa/G1)
Isolada dos maiores centros comerciais do Piauí, a cidade de São João do Arraial, a 253 km de Teresina, criou um banco local para contornar a falta de serviços bancários. Criado em dezembro de 2007, o "Banco dos Cocais" possibilitou o desenvolvimento econômico da região com a circulação de uma moeda própria, o "cocal".
No Piauí, 68 cidades não contam com nenhum tipo de dependência bancária, segundo dados do Banco Central. Em todo o Brasil, são 233 municípios, sendo que as regiões que mais sofrem com o problema são o Nordeste - 9,1% das cidades - e o Norte (7,6%). Já as cidades que não têm agências, mas podem ter outros serviços, como lotéricas e caixas eletrônicos, chegam a 1,9 mil em todo o país... G1.

Sem banco, moradores de cidade do RN têm que viajar para pagar contas
Os moradores de Lagoa de Velhos, na região Agreste do Rio Grande do Norte, se viram como podem para sacar dinheiro e pagar as despesas do dia a dia. Sem agência bancária no município, os 2.700 habitantes precisam muitas vezes viajar pelo menos 14 quilômetros para pagar as contas.
No comércio, pagamento só à vista. No caso das contas como água e luz, a única opção é um correspondente bancário na cidade, mas apenas para o pagamento antes do vencimento da fatura, ou viagens para os municípios vizinhos. Em alguns casos, o problema só pode ser resolvido em Natal, que fica a 95 quilômetros de distância.  G1.

Qualquer semelhança é mera conicidencia
Em Felipe Guerra vivemos o mesmo dilema, depois muitos assaltos nos correios, correpontente do Banco do Brasil e na loja Rosa Eletromoveis correspondente do Bradesco, as portas foram fechadas. Existe um caixa eletronico do Bradesco na cidade que nunca funcionou direito, e atualmente, somente a casa loterica está funcionando com dificuldades, já que não é possivel o acumulo de dinheiro no caixa temendo assaltos. Resta para os moradores o deslocamento para as cidade de Apodi, Caraúbas e Mossoró tendo que arcar com o prejuizo com as despesa de viagem, etc.

Nenhum comentário: